top of page

11 comportamentos na internet que comprometem sua segurança -parte2

  • Foto do escritor: arverifica
    arverifica
  • 3 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

6) Não gerenciar suas configurações sociais de privacidade

Se cadastrar em uma rede social para interagir com amigos e fazer novas amizades pode ajudar bastante na comunicação do dia a dia. Mas, descuidar das configurações de privacidade desses sites é mais um dos comportamentos na internet que podem afetar sua segurança.

Algumas vezes estas configurações podem estar programadas para exibição pública de suas fotos, publicações e dados pessoais.

Se isso acontece, um completo desconhecido – incluindo alguém mal-intencionado – poderia ter acesso a informações de sua vida pessoal com pouco ou nenhum esforço.


7) Fazer compras em sites não criptografados e sem selo Site Blindado

Fazer compras pela internet é algo simples e, com os devidos cuidados, bastante seguro – algumas vezes, até mais que pelo método offline. Por outro lado, nem todos os consumidores ainda tomam as precauções mínimas de segurança ao fazer compras digitalmente.

Sites sem criptografia SSL (HTTPS e cadeado verde), por exemplo, podem deixar suas informações vulneráveis, de forma que é razoavelmente fácil alguém mal-intencionado intercepta-las.

Já as compras em sites sem o selo original Site Blindado podem indicar que o lugar onde está comprando não passou por testes automatizados para identificar e corrigir falhas de segurança. Com isso, podem existir brechas que também coloquem seus dados em risco.


8) Não atualizar sua senha e/ou usar a mesma para todos os serviços

Uma senha segura deve ter ao menos 8 caracteres, com letras maiúsculas, minúsculas, números e ao menos 1 caracter especial (*, &,@,#,$). A dificuldade em criá-la e decorá-la pode fazer com que você acabe usando a mesma em todos os sites e serviços que utiliza, o que é um grande erro.

Se alguém mal-intencionado consegue invadir um serviço que você utiliza, essa pessoa poderá ter acesso a seus dados como e-mail e senha do serviço. Se essa senha for a mesma usada no seu cliente de e-mail, por exemplo, será fácil acessar sua conta.

Da mesma forma, o invasor pode ir quebrando a chave de acesso a outros serviços que você utiliza com muita facilidade e o que era um problema localizado, acaba se tornando um risco geral à sua segurança.


9) Confiar em promoções fora da realidade

Mesmo que pareça uma grande oportunidade comprar o iPhone naquele site desconhecido que o vende por metade do valor das lojas oficiais da Apple, esse é um alerta básico de que algo está errado.

Bilhetes de loteria, produtos com preços muito mais baixos que o padrão do mercado ou brindes que basta um clique para ganhar são fatores que merecem sua desconfiança.

Muitas vezes, o que há por trás disso são golpes como o de um produto que nunca será entregue após a compra ou cliques que dão concessão de acesso a algum cracker que poderá monitorar seu comportamento digital.


10) Não limpar histórico e cache quando acessa computadores de terceiros

Eventualmente você irá acessar algum computador que não é seu, mas de um conhecido, da sua empresa ou local de estudo. Só é importante que você não o utilize com a mesma confiança que mantém em seu gadget pessoal.

Como esses computadores são compartilhados, é preciso entender que outras pessoas poderão acessá-lo depois de você e, se não tomar os devidos cuidados, seus dados poderão ser salvos e suas contas facilmente acessadas.

Por isso, da mesma forma que você deve deslogar dos sites que acessou em computadores públicos, também deve limpar histórico, cache e senhas salvas do navegador.


11) Divulgar suas fotos e de seus familiares de forma pouco criteriosa

Muitas vezes, algumas pessoas podem compartilhar fotos suas e de seus familiares em redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e outros sites. Só que isso exige um grande cuidado com privacidade, confiança nas pessoas que irão ver a foto e contexto da imagem.

Algumas pessoas acabam tendo sua privacidade exposta ao compartilhar fotos íntimas, à vezes, com pessoas que eram de sua total confiança.

Só que além disso, há casos de fotos que nos parecem totalmente inocentes, mas que podem ser manipuladas, descontextualizadas, usadas para fins de pedofilia ou por criminosos que querem identificar suas relações. Por isso, mesmo estas fotos exigem cuidados na hora do compartilhamento.


Se você quer manter sua segurança é muito importantes evitar esses 11 comportamentos na internet e tomar cuidado com sua postura ao navegar e comprar digitalmente!

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon

©2018 BY VERIFICA - CERTIFICAÇÃO DIGITAL. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page