11 comportamentos na internet que comprometem sua segurança -parte1
- arverifica
- 3 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Alguns comportamentos na internet, embora comuns, podem comprometer sua segurança, facilitando o acesso a suas informações e vida pessoal que podem parar nas mãos de criminosos.
Por causa disso, fizemos uma lista com 11 comportamentos na internet que você deveria evitar para se manter protegido. Confira quais são eles!
1) Clicar na opção “Manter-me conectado”

A opção de manter você sempre conectado é bastante tentadora, já que evita que você tenha que digitar sua senha cada vez que acessa um serviço. Mas, você já se perguntou por que, afinal, o serviço exige a criação dessa chave de segurança?
Quase sempre, serviços que solicitam senhas lidam com informações sensíveis sobre você, contendo dados ou mensagens pessoais. Usá-los em sua casa, a partir de um computador pessoal, pode ajudá-lo a poupar tempo sem muitos riscos à sua segurança.
Por outro lado, é bastante arriscado utilizar esse recurso quando você faz um acesso a partir de um computador público. Seus dados ficarão gravados e qualquer um poderia acessá-los facilmente.
2) Não atualizar aplicativos para as versões mais recentes
Aplicativos e softwares de seu sistema – seja ele um computador, tablet ou smartphone – são alterados constantemente. Essas atualizações são importantes para a empresa não apenas trazer novos recursos, mas também corrigir erros presentes em versões anteriores.
Alguns erros são falhas de segurança que geram brechas que facilitam ataques por pessoas mal-intencionadas.
Por isso, é muito importante fazer a atualização de seus sistemas e aplicativos e garantir uma versão mais protegida.
3) Acessar sites de downloads ilegais, jogos online ou conteúdo adulto
Alguns sites são recheados de links que direcionam para downloads de aplicações que oferecem riscos à sua segurança.
Sites contendo conteúdo adulto, downloads ilegais e jogos online são alguns exemplos. Como há uma grande busca por esse tipo de endereço, pessoas mal-intencionadas costumam aproveitar o alto tráfego para criar sites maliciosos.
Ao clicar para baixar o arquivo, o computador é infectado, permitindo o acesso de crackers, ou seja, pessoas que praticam a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal.
4) Procurar por polêmicas envolvendo famosos
Famosos são outro tema que costuma gerar interesse e muito tráfego na internet.
Por isso também, quem busca por polêmicas envolvendo famosos, como vazamentos de fotos e vídeos íntimos, por exemplo, costuma encontrar muito mais do que estava procurando. Estes conteúdos muitas vezes agem como iscas para atrair e infectar usuários desavisados.
Sites e links maliciosos podem tanto chegar por meio de uma mensagem de e-mail, celular, rede social ou mesmo fazendo uma busca por esse tipo de informação. Tenha cuidado!
5) Acessar redes wifi de desconhecidos
Um desconhecido na vizinhança deixou o wifi aberto (sem senha) e te pareceu uma boa ideia acessá-lo? Pois saiba que isso também é um comportamento na internet que pode comprometer sua segurança.
Algumas redes são deixadas sem senha por livre e espontânea vontade de seus proprietários. Se alguns deles podem até ter sido generosos, há outros que fazem isso para que ao você digitar suas informações, elas passem pelo modem e sejam registrados em um log de utilização.
Com isso, podem ter acesso a dados como e-mails, senhas de banco e serviços, dados de cartões de crédito e logins em redes sociais, sites de compras e etc.
Comments