A necessidade de velocidade: vamos falar de banda larga
- arverifica
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Olá pessoal. Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar um pouco sobre o aumento da velocidade média da banda larga no Brasil que ocupa hoje a 79º posição no Ranking e está muito próximo de alcançar a media de velocidade no mundo que é de 7,2 Mbps.
Segundo o levantamento da State of the Internet da Akamai, no primeiro trimestre de 2017 foi registrado no Brasil uma velocidade média de 6,8 Mbps, o que representa um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado, o líder entre os mais de 200 Países pesquisados continua sendo a Coréia do Sul.
Os picos de Internet chegam aos 46,5 Mpbs o que deixa nosso País um pouco mais atrás no Ranking, somos apenas o octogésimo quarto, mesmo assim o aumento foi de 40%.
Pra se fazer um comparativo, em 2015 o Brasil ocupava a nonagésima posição no Ranking com velocidade média de 3,6 Mbps e ficava atrás de Uruguai com 5,9 Mbps e Argentina com 4,7 Mbps, já os picos de velocidade media eram de 27 Mbps contra 20 Mbps registrados em 2014 nos tornando o 9º pior País em transmissão de Internet Banda Larga naquele ano.
Ranking das Américas
Se tratando do Ranking das três Américas, o Brasil ocupa a sexta posição atrás de Estados Unidos (18,7 Mbps), Canadá (16,2 Mbps), Uruguai (9,5 Mbps), Chile (9,3 Mbps) e México (7,5 Mbps).
Segundo o estudo, 63% da velocidade de banda larga contratada no Brasil é superior a 4 Mbps o que equivale a um aumento de 43% comparando com o ano de 2016, porém o número poderia ser melhor. De acordo com o IPEA apenas 369 Municípios brasileiros possuem conexão acima de 10 Mbps o que abre muito espaço para novos Provedores e investidores.
Vale destacar que a Akamai não leva em conta a velocidade contratada e sim a velocidade entregue pelos Provedores.
Internet Móvel
O estudo realizado também mediu a velocidade média da internet móvel. Nesse caso, o Brasil fica atrás de Canadá (8,9 Mbps), Estados Unidos (7,5 Mbps), Peru (7,1 Mbps), México (6,7 Mbps), Paraguai (5,3 Mbps), Colômbia (5 Mbps) e Chile (4,2 Mbps) com 4 Mbps quando tratamos apenas os Países Americanos.
Comments